Diabetes

Comer saudavelmente

Uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo, para a promoção da saúde, melhora do controle glicêmico, fortalecimento do sistema imunológico e bem-estar geral. Deve garantir variedade, equilíbrio entre qualidade, quantidade e segurança dos alimentos a serem ingeridos.

Os alimentos in natura e/ou minimamente processados devem ser priorizados e compor a base da alimentação. Já os alimentos ultrapassados devem ser evitados, conforme preconizado pelo Guia Alimentar da População Brasileira.

Entenda mais sobre essas classificações:

  • Alimentos in natura ou minimamente processados: obtidos diretamente da natureza, provenientes de plantas ou animais, tais como grãos, tubérculos, frutas, verduras, legumes, carnes em geral, leite e ovos. Quando os alimentos in natura passam por alterações mínimas – limpeza, empacotamento, secagem, moagem, congelamento, eles se tornam minimamente processados.
  • Alimentos processados: fabricados com adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário, como conservas, queijos, pães…
  • Alimentos ultraprocessados: produtos fabricados com muitos ingredientes de uso industrial (de nomes pouco familiares), como biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos e macarrão instantâneo.

Com relação às quantidades, essas são individualizadas e dependem de vários fatores como idade, sexo, estado nutricional, grau de atividade física e outros fatores. Mas, é possível saber como elaborar uma refeição balanceada, a partir dos princípios do PRATO SAUDÁVEL:

Comer saudavelmente

Conheça os 10 passos para uma alimentação saudável:

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  3. Limitar o consumo de alimentos processados;
  4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
  6. Fazer compras em locais que ofertem variedade de alimentos in natura ou minimamente processados;
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidade culinárias;
  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
  9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculas em propagandas comerciais e redes sociais.

Últimas postagens

Viver melhor

Dependendo do tipo de diabetes e seu histórico, seu médico pode lhe receitar diferentes medicamen...

Viver melhor

Descansar e relaxar são indispensáveis para uma vida saudável. Quanto mais tranqui...

Viver melhor

Ao contrário da crença popular, as pessoas com diabetes não precisam de uma dieta diferente da de seus familiare...

Viver melhor

O exercício físico é um bom hábito que melhora a saúde de todos. É ainda mais importante para as pessoas com diabetes...

Diabetes

Uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo, para a promoção da saúde, melhora do cont...

Fale conosco

Preencha o formulário e entraremos em contato