Diabetes

Complicações oculares em pessoas com diabetes

As complicações oculares podem ser prevenidas e controladas, se as pessoas com diabetes tiverem os conhecimentos necessários.

Glaucoma

As pessoas com diabetes têm um risco 40% maior de desenvolver glaucoma. Quanto mais tempo demorar para realizar o tratamento, maior será a probabilidade de complicações da doença.

glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual.

Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico diminuindo a visão das pessoas com diabetes.

Os sintomas do glaucoma incluem: dor de cabeça, dor nos olhos, olhos chorosos, visão imprecisa, raios de luz.

O tratamento do glaucoma pode ser com medicamentos para reduzir a pressão nos olhos ou submetendo-se a cirurgia, segundo a prescrição medica.

Catarata

Quando tem catarata, seus olhos escurecem como se tivesse uma neblina que obstaculiza sua visão. Com a diabetes, a possibilidade de desenvolver catarata é de 60%. Anteriormente, a catarata era comum nas pessoas idosas, mas hoje em dia tendem a aparecer inclusive nas pessoas mais jovens.

Se a catarata for moderada, deve-se usar óculos de sol com antirreflexos quando estiver ao ar livre para proteger os olhos. Procure seu médico para uma avaliação.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é a causa mais comum de perda de visão em pessoas com diabetes. A doença geralmente não apresenta sintomas e o paciente só a detecta quando afeta a visão.

Existem dois tipos de retinopatia diabética:

A retinopatia não proliferativa é uma retinopatia comum em pessoas com diabetes. Os capilares se incham obstruindo os vasos sanguíneos da retina. O líquido penetra nos vasos sanguíneos causando inchaço da mácula (retina central) que provoca edema macular. Nesta etapa, os olhos ficam imprecisos e é provável a perda de visão. Em pessoas com diabetes diagnosticadas e tratadas precocemente, terão uma alta probabilidade de recuperação da visão.

Retinopatia proliferativa: os vasos sanguíneos das retinas se encontram bloqueados. A retina estimula a formação de novos vasos sanguíneos. Estes vasos sanguíneos são muito frágeis, sangrando e causando desprendimento de retina, o que conduz à perda da visão. A retinopatia diabética proliferativa pode ser tratada eficazmente com cirurgia laser sem hemorragia. Em caso de desprendimento de retina complexo, podem ser necessário uma cirurgia para eliminar o humor aquoso.

Além do enfoque cirúrgico, os recentes estudos também demonstraram que os fármacos contra o fator de crescimento endotelial são efetivos para reduzir a progressão da retinopatia diabética.

Como prevenir as complicações

Todas as complicações oculares causadas pela diabetes, se forem diagnosticadas e tratadas a tempo, reduzirão o risco de perda da visão em 95%. As complicações frequentemente não mostram sintomas, por isso as pessoas com diabetes precisam fazer um exame ocular completo pelo menos uma vez ao ano. Em particular, as mulheres com diabetes gestacional devem realizar exames oculares no início e durante a gravidez. Consulte imediatamente seu médico se tiver a visão com manchas, raios de luz ou imprecisão.

Além disso, para reduzir o risco de complicações do diabetes nos olhos, os pacientes também devem controlar ativamente sua glicemia. Tomar a medicação prescrita, praticar exercício físico regular e ter uma dieta saudável também ajudam a prevenir a perda da visão.

Últimas postagens

Viver melhor

Dependendo do tipo de diabetes e seu histórico, seu médico pode lhe receitar diferentes medicamen...

Viver melhor

Descansar e relaxar são indispensáveis para uma vida saudável. Quanto mais tranqui...

Viver melhor

Ao contrário da crença popular, as pessoas com diabetes não precisam de uma dieta diferente da de seus familiare...

Viver melhor

O exercício físico é um bom hábito que melhora a saúde de todos. É ainda mais importante para as pessoas com diabetes...

Diabetes

As complicações oculares podem ser prevenidas e controladas, se as pessoas com diabetes tiverem os conhecimentos nece...

Fale conosco

Preencha o formulário e entraremos em contato