fbpx

Entender mais

Visão geral do Diabetes

Atualmente, o diabetes é uma doença muito comum em todo mundo.

Especialmente, nas últimas décadas, o número de pessoas com diabetes aumentou notavelmente nos países de renda intermediária.

line-sperator

O impacto na saúde no mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, o diabetes atingiu 422 milhões de pessoas em todo mundo. Caso não seja dada a atenção e o cuidado necessário, estima-se que o diabetes será uma das sete causas principais de morte em 2030.

O grande número de casos de diabetes é resultado do aumento da obesidade, do sedentarismo e da falta da dieta adequada na maioria dos países. Entretanto, com a mudança de hábitos, orientação profissional e o apoio familiar, é possível controlar o diabetes e desfrutar a vida.

O QUE É  O DIABETES?

O grande número de casos de diabetes é resultado do aumento da obesidade, do sedentarismo e da falta da dieta adequada na maioria dos países. Entretanto, com a mudança de hábitos, orientação profissional e o apoio familiar, é possível controlar o diabetes e desfrutar a vida.

O DIABETES É UMA DOENÇA CRÔNICA QUE É DIAGNOSTICADA QUANDO:

O pâncreas para de produzir ou não produz insulina suficiente para manter os níveis de glicose (açúcar) dentro do esperado.

A célula perde sua capacidade de usar a insulina disponível no corpo.

Em ambos os casos, a glicose que não é absorvida irá se acumular gradualmente no sangue, elevando a glicemia (açúcar no sangue), podendo danificar diferentes órgãos.

Em ambos os casos, a glicose que não se absorve se acumulará gradualmente no sangue, o que dará lugar a complicações para a saúde. Os neurônios e as artérias são os dois órgãos mais afetados pela diabetes.

7 VERDADES SOBRE O DIABETES*

  • O Brasil ocupa o 4º lugar entre os 10 países com maior número de pessoas com diabetes.
  • Em 2017, o número de brasileiros com o diagnóstico de diabetes era 12,5 milhões de pessoas.
  • A prevalência de diabetes no Brasil está entre 8 e 9% da população.
  • Na população acima de 65 anos de idade, a prevalência de diabetes é de 19%.
  • O Brasil é o 5º país em números de indivíduos acima de 65 anos com diabetes.
  • Estima-se que 40% das pessoas com diabetes não sabem que tem a doença na América Latina.
  • Em 2017, foram 4 milhões de mortes por diabetes no mundo.*Dados do IDF Atlas 2017

CLASSIFICAÇÃO DE DIABETES

Existem três principais tipos de diabetes:

Diabetes Mellitus tipo 1

Diabetes Mellitus tipo 2

Diabetes gestacional

COMPLICAÇÕES DO DIABETES

Tenha cuidado com a diabetes porque esta doença crônica é muito fatal. Se não for diagnosticado e tratado imediatamente, a diabetes fará com que você tenha complicações como:

Doenças Cardíacas

Neuropatia periférica

Retinopatia Diabética

Disfunção erétil

Nefropatia

Últimas postagens

Entender mais

Atualmente, o diabetes é uma doença muito comum em todo mundo. Especialmente, nas últimas décadas, o número de pessoa...

Entender mais

Fazer exames periódicos, visitar regularmente o médico e viver um estilo de vida saudável são fundamentais para o dia...

Entender mais

Na medicina moderna ainda não se encontrou nenhuma forma para prevenir a diabetes tipo 1 (que representa 10% dos caso...

Entender mais

Muitas pessoas demoram até 10 anos para receber o diagnóstico do diabetes tipo 2, por este motivo muitas vezes descob...

Fale conosco

Preencha o formulário e entraremos em contato