fbpx

Viver melhor, Diabetes, Diabetes

O Impacto da Alimentação no Diabetes

Você alguma vez já se perguntou o motivo de se falar tanto em alimentação saudável quando tratamos de temas relacionados à saúde? Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, a nossa sociedade tem vivido constantemente em um ritmo acelerado. Essa necessidade de fazer o máximo possível no menor tempo, nos faz buscar alternativas para realizarmos tudo do jeito mais prático em nosso dia a dia.

Com isso, tendemos a querer, inclusive, comer o que for mais rápido e que nos demande menos esforço. Dessa forma, acabamos nos alimentando de fast food ou ultraprocessados como pratos prontos para consumo que imitam as refeições. Esse tipo de alimento tem grandes níveis de sódio, gorduras e açúcar. Substâncias que, quando ingeridas em excesso, fazem mal para o nosso organismo além de causarem excesso de peso.

Por isso, a alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas, minerais e preparada com alimentos in natura é a principal aliada para aqueles que buscam ter mais saúde. O cuidado com o preparo, a escolha dos ingredientes e o consumo em família ou amigos são muito importantes para interações sociais e o bem-estar físico, mental e social. Ou seja, afetam diretamente a nossa qualidade de vida.

Isso não é diferente para aqueles que convivem com outras doenças crônicas. Pelo contrário! São essas pessoas que precisam ficar ainda mais atentas aos seus hábitos alimentares. No caso dos que vivem com diabetes, o consumo de alguns tipos de alimentos deve ser evitado como forma de garantir o melhor controle da doença.

O consumo de algumas bebidas industrializadas, por exemplo, também precisa ser feito com muita moderação. Isso porque, durante o processo de fabricação, essas bebidas também acumulam altas quantidades de gorduras, sal e açúcar. O que impacta negativamente nos níveis de glicose no sangue e, por assim dizer, do diabetes em si.

Ou seja, o cuidado é necessário até mesmo na escolha da bebida. Hoje nós vamos te ajudar a lembrar de algumas bebidas que necessitam de uma maior moderação e cuidado no consumo para você que vive com o diabetes:

  • Bebidas Energéticas
  • Refrigerantes
  • Bebidas Alcóolicas
  • Sucos Industrializados (suco de caixinha)

A melhor opção sempre será a água. Ela ajuda no funcionamento do nosso corpo e ainda acaba com aquela sede de um dia de calor. Já bebeu água hoje?

Caso você tenha certa dificuldade para ingerir a quantidade necessária diária de água, uma boa solução seria recorre as águas saborizadas. Feitas com frutas e ervas, essa é uma excelente opção e por não ter açúcar na receita, a água saborizada tem poucas calorias, provenientes apenas dos alimentos que foram inseridos nelas. Caso precise de receitas, cheque essas opções.

Aliando essa alimentação adequada com a prática de atividade física, a sua medicação e o acompanhamento médico você viverá de forma harmoniosa com a diabetes.

Referências:

1. BRASIL. Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, ed. 2, p. 1-150, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 18/01/2022.

2. BRASIL. Diabetes (diabetes mellitus). Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes-diabetes-mellitus. Acesso em: 18/01/2022.

Últimas postagens

Viver melhor / Diabetes / Diabetes

Você alguma vez já se perguntou o motivo de se falar tanto em alimentação saudável quando tratamos de temas relaciona...

Viver melhor

Descansar e relaxar são indispensáveis para uma vida saudável. Quanto mais tranqui...

Viver melhor

Ao contrário da crença popular, as pessoas com diabetes não precisam de uma dieta diferente da de seus familiare...

Viver melhor

O exercício físico é um bom hábito que melhora a saúde de todos. É ainda mais importante para as pessoas com diabetes...

Entender mais

Atualmente, o diabetes é uma doença muito comum em todo mundo. Especialmente, nas últimas décadas, o número de pessoa...

Entender mais

Fazer exames periódicos, visitar regularmente o médico e viver um estilo de vida saudável são fundamentais para o dia...

Fale conosco

Preencha o formulário e entraremos em contato