fbpx

Viver melhor, Diabetes, Diabetes

Diabetes tipo 2 pode ser evitada através da amamentação

Temos uma notícia animadora para as mamães: amamentar diminui o risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Nós já sabíamos que o aleitamento materno é extremamente importante para a saúde e desenvolvimento do bebê, mas o que a comunidade científica vem ratificando em seus novos estudos é que o ato de amamentar também é altamente benéfico para as mães.

De acordo com a pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard, a amamentação foi associada a uma redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Esse benefício não é impactado pela etnia ou pela presença de Diabetes Gestacional. Outro achado importante é que quanto maior o tempo de amamentação, maior a proteção para a mãe.

Segundo os especialistas, mulheres que amamentam têm suas taxas de glicemia controladas de forma natural pelo próprio organismo. Além disso, as lactantes possuem excesso de prolactina, hormônio responsável por estimular a produção de leite que também preserva a massa das células beta-pancreáticas, responsáveis pelo nível de insulina no sangue.

De acordo com alguns estudos observacionais, mulheres lactantes têm suas taxas de glicemia controladas de forma natural pelo seu próprio metabolismo. Isso porque, durante a amamentação, ocorre uma melhor sensibilidade à insulina e tolerância à glicose quando comparado às mães não lactantes.

Amamentar é um ato de amor que nem sempre é simples e requer muita paciência das mães. Porém, os benefícios são numerosos para todos os envolvidos. Não falta motivo para amamentar, certo? A sua saúde e a do seu filho agradecem.

Referências:

  1. GUNDERSON, Erica P. et al. Lactation duration and progression to diabetes in women across the childbearing years: the 30-year CARDIA study. JAMA internal medicine, v. 178, n. 3, p. 328-337, 2018.
  2. STUEBE, Alison M. et al. Duration of lactation and incidence of type 2 diabetes. Jama, v. 294, n. 20, p. 2601-2610, 2005.
  3. GOUVERI, E. et al. Breastfeeding and diabetes. Current diabetes reviews, v. 7, n. 2, p. 135-142, 2011.

Últimas postagens

Viver melhor / Diabetes / Diabetes

Temos uma notícia animadora para as mamães: amamentar diminui o risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2. Nós já s...

Viver melhor / Diabetes / Diabetes

Você alguma vez já se perguntou o motivo de se falar tanto em alimentação saudável quando tratamos de temas relaciona...

Viver melhor

Descansar e relaxar são indispensáveis para uma vida saudável. Quanto mais tranqui...

Viver melhor

Ao contrário da crença popular, as pessoas com diabetes não precisam de uma dieta diferente da de seus familiare...

Viver melhor

O exercício físico é um bom hábito que melhora a saúde de todos. É ainda mais importante para as pessoas com diabetes...

Entender mais

Atualmente, o diabetes é uma doença muito comum em todo mundo. Especialmente, nas últimas décadas, o número de pessoa...

Fale conosco

Preencha o formulário e entraremos em contato