Hipertensão

Como o verão influencia na pressão arterial?

Com a chegada do verão diversas regiões do nosso país estão convivendo com as altíssimas temperaturas e o clima bem quente. Nesse contexto, surgem alguns questionamentos sobre como essa estação do ano pode influenciar a pressão arterial.

As alterações climáticas influenciam diretamente o funcionamento do nosso corpo. Com o calor, buscando equilibrar a temperatura corporal, ocorre a vasodilatação das artérias o que diminui a resistência oferecida por esses vasos para a passagem do sangue, resultando em queda da pressão. Além disso, como nessa época as pessoas transpiram MUITO, ocorre perda intensa de água e como grande parte do sangue é formado por ela há queda do volume sangue circulando nas artérias e consequentemente da pressão.

Essa constante variação da pressão é um fator que exige um cuidado importante, principalmente para pacientes hipertensos que podem apresentar tonturas, sonolência, palpitação ou dor de cabeça. As quedas repentinas na pressão alteram a dinâmica do sangue no corpo aumentando o risco de resposta cardiovascular e quadros de infarto ou AVC (derrame) .

Segundo um estudo realizado pela universidade médica em Bangladesh, no verão, de 121 indivíduos, 87 (71,9 %) tiveram AVC isquêmico associados a temperatura e hipertensão. Além disso, outro estudo com 70 pacientes hipertensos demostrou que no verão a pressão sistólica (o número mais alto da pressão) foi em média de 130,6 mmHg para hipertensos versus média de 118,2 mmHg para não hipertensos. Evidenciando, assim, a forte relação dessa estação do ano com a nossa saúde.

Então não pode descuidar! A temperatura é elevada, mas a pressão tem que estar controlada por isso:

1-“Não esqueça de tomar sua medicação. Estar em dia com seu médico e cuidar de sua pressão é extremamente importante!”

2-Evite roupas quentes e busque ambientes frescos;

3- O cuidado com a alimentação é essencial priorizando comidas leve e evitando o consumo excessivo de álcool que pode gerar desidratação;

4-HIDRATEM-SE! Repor líquido é importantíssimo não só para manutenção da pressão como também para a saúde do seu corpo!

Aproveitem o verão com a pressão controlada!

Se você gostou desse conteúdo. Compartilhe usando nossas hashtags:

#MEÇASUAPRESSÃO

#TOMESEUMEDICAMENTO

#PORQUESIM

#BECAUSEISAYSO

Referências:

Al-Tamer YY, Al-Hayali JM, Al-Ramadhan EA. Seasonality of hypertension. J Clin Hypertens (Greenwich). 2008 Feb;10(2):125-9. doi: 10.1111/j.1751-7176.2008.07416.x. PMID: 18256577. Acesso em: 29/01/21 às 15h:30.

Hannan M.A.; Rahman M.M.; Haque A, Ahmed H.U. Stroke: seasonal variation and association with hypertension. Bangladesh Med Res Counc Bull. 2001 Aug;27(2):69-78. PMID: 11942491. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11942491/. Acesso em: 29/01/21 às 14h:57.

https://jornal.usp.br/atualidades/altas-temperaturas-no-verao-devem-colocar-hipertensos-em-alerta/ Acessado em: 29/01/21 às 09h:19.

Últimas postagens

Viver melhor

Dependendo do tipo de diabetes e seu histórico, seu médico pode lhe receitar diferentes medicamen...

Viver melhor

Descansar e relaxar são indispensáveis para uma vida saudável. Quanto mais tranqui...

Viver melhor

Ao contrário da crença popular, as pessoas com diabetes não precisam de uma dieta diferente da de seus familiare...

Viver melhor

O exercício físico é um bom hábito que melhora a saúde de todos. É ainda mais importante para as pessoas com diabetes...

Hipertensão

Com a chegada do verão diversas regiões do nosso país estão convivendo com as altíssimas temperaturas e o clima bem q...

Fale conosco

Preencha o formulário e entraremos em contato