fbpx

Hipertensão

Dicas para um churrasco saudável e gostoso

Se tem um alimento que a maioria dos brasileiros amam é o churrasco. Mas, para muitas doenças, como a hipertensão, ele pode se tornar um vilão. Na região Sul, muito pelo seu churrasco famosa, a prevalência da hipertensão possui relação com hábitos como o excesso de sal nos alimentos (principalmente nos churrascos famosos) e alimentação gordurosa, que leva a obesidade e agravamento da hipertensão.

Será que é possível estar com o tratamento da hipertensão em dia, e de quebra de um churrasquinho no final de semana?

A resposta é: DEPENDE.

É necessário sempre que estiver fazendo o monitoramento da doença e acompanhamento com seu médico, nutricionista e todos os profissionais, além de tomar seus medicamentos.

Estando com sua pressão controlada, na meta, e com todos os cuidados médicos, um churrasco ao fim de semana não é proibido.

Agora, vamos as dicas!

  1. Evite ao máximo o sal! É possível substituir esse componente tão famoso do churrasco por temperos, como o orégano, sálvia, tomilho.
  2. Procure usar carnes com pouca gordura (magras) e, sabemos que é difícil, evite comer a gordura das carnes.
  3. Já colocar em colocar peixe? É um ótimo incremento ao seu churrasco; além de ser mais saudável, fica bem gostoso!
  4. Acrescente leguminosas ao seu churrasco, pode parecer estranho no início, mas ele tornará seu churrasco mais saudável e junto com a carne adquire um sabor diferenciado.
  5. Retirar a pele do frango e reduzir / não utilizar maionese ajuda bastante.
  6. Substituir o famoso “refri” por sucos da polpa da fruta é uma excelente troca!
  7. Para fechar com chave de ouro, faça uma salada de frutas de sobremesa.

Implemente essas dicas no seu churrasco, e dia-a-dia, e com certeza seus almoços de domingo estarão garantidos e muito mais saudáveis.

Para mais dicas de saúde e alimentação saudável, confira nossos posts!

#PORQUESIM

#TOMESEUMEDICAMENTO

# MEÇASUAPRESSÃO

Referências:

PICCINI, Roberto Xavier; VICTORA, Cesar Gomes. Hipertensão arterial sistêmica em área urbana no sul do Brasil: prevalência e fatores de risco. Revista de Saúde Pública, v. 28, p. 261-267, 1994.

https://www.tuasaude.com/dicas-para-manter-a-dieta-num-dia-de-churrasco/ . Acessado dia 08/02/2021 às 10h.

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/churrasco-ele-tambem-pode-ser-saudavel-e-delicioso_a570/1 . Acessado dia 08/02/2021 às 13h.

Últimas postagens

Hipertensão

A hipertensão arterial é uma das doenças mais frequentes na população em geral e segundo o IBGE mais de 38 milhões de...

Hipertensão

Se tem um alimento que a maioria dos brasileiros amam é o churrasco. Mas, para muitas doenças, como a hipertensã...

Hipertensão

Com a chegada do verão diversas regiões do nosso país estão convivendo com as altíssimas temperaturas e o clima bem q...

Hipertensão

Nova técnica avalia a idade biológica das artérias do corpo através da medida da pressão central Cada vez que o coraç...

Hipertensão

Servier apoia campanha internacional de conscientização O mês de maio é marcado pela mobilização internacional de con...

Hipertensão

A redução da pressão alta e dos níveis elevados de glicose no sangue, combinados com o uso de outros medicamentos pre...

Fale conosco

Preencha o formulário e entraremos em contato