fbpx

Pré-diabetes e diabetes: o que é?

No pré-diabetes, o paciente apresenta valores glicêmicos abaixo dos valores estabelecidos para diagnóstico do diabetes, mas acima dos valores de referência considerados adequados. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) cerca de 25% dos pacientes progridem para a instalação da doença em um período de 3 a 5 anos.

Referência: Tratamento farmacológico do pré-diabetes, Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/tratamento-farmacologico-do-pre-diabetes/#:~:text=Cerca%20de%2025%2…,para%20DM2%20em%20maior%20propor%C3%A7%C3%A3o. | Acesso em 30 de outubro de 2023.

Como acompanhar o diabetes tipo 2 e o que é a glicada abaixo de sete?

Pacientes com diabetes, especialmente do tipo 2, devem realizar com frequência um exame chamado hemoglobina glicada (HbA1C). Sabe por quê? A hemoglobina é uma proteína presente na corrente sanguínea que tem a capacidade de se ligar ao oxigênio e à glicose. Ela é responsável pela pigmentação vermelha do sangue e tem como principal função transportar o oxigênio (O2) dos pulmões para os demais tecidos do corpo e o dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões.

Referência: Diagnóstico do diabetes e rastreamento do diabetes tipo 2, Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/diagnostico-e-rastreamento-do-diabetes-tipo-2/ | Acesso em 30 de outubro de 2023.

Por que manter a glicada abaixo de sete se tornou fundamental?

Quem convive com o diabetes sabe que deve estar atento não só a essa condição, mas também aos sinais e sintomas de outras complicações que podem surgir em decorrência da doença. Segundo as diretrizes mais recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), pacientes com diabetes do tipo 2 têm um risco de 1,5 à 3,6 vezes maior de mortalidade geral. Alguns estudos estimam uma redução da expectativa de vida de 4 a 8 anos, em comparação com pessoas sem diabetes. 

A importância da hemoglobina glicada no diabetes mellitus, LIMA, Karine de Araujo; VEIGA, Marisa Regina de Fátima. Disponível em: https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Karine_de_Araujo_Lima.pdf | Acesso em 30 de outubro de 2023.

Recebi o diagnóstico do diabetes: e agora? (alimentação, atividade física, consulta médica, medicamentos).

diabetes é dividido em dois tipos. O tipo 1 geralmente acontece em crianças e adolescentes, e é uma condição crônica na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Já no diabetes tipo 2, o mais prevalente, o corpo se torna resistente à insulina ou não a produz em níveis suficientes.

Referência: Diagnóstico e tratamento, Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://diabetes.org.br/diagnostico-e-tratamento/ | Acesso em 30 de outubro.

Últimas postagens

Diabetes

As complicações oculares podem ser prevenidas e controladas, se as pessoas com diabetes tiverem os conhecimentos nece...

Diabetes

No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão, essa data visa conscientizar a população sobre a importâ...

Diabetes

O termo HbA 1c  refere-se à hemoglobina glicada. Ela se desenvolve quando a hemoglobina, uma prot...

Diabetes

As causas do diabetes gestacional Os hormônios produzidos pelo corpo da grávida, o feto e a placenta ocasionam resist...

Encontre uma Farmácia

Informe seu CEP no campo abaixo e encontre as farmácias credenciadas mais próximas da sua residência.

Faça o seu cadastro!

Programa Sempre Cuidando