#PORQUESIM

A Hipertensão

A força que o coração gera para fazer o sangue circular pelas artérias é a chamada PRESSÃO ARTERIAL. Hipertensão significa pressão arterial alta. Ela pode ser alta, normal ou baixa, mas ao longo do tempo e com a idade, a pressão arterial sobe. Por quê? As paredes das grandes artérias ficam mais rígidas e os pequenos vasos sanguíneos ficam mais estreitos.

Atividades Físicas

A prática regular de atividades diminui a incidência de hipertensão e complicações cardiovasculares.

Alimentação saudável

Incluir na rotina alimentar alimentos menos industrializados / processados ​​e utilizar temperos naturais para ajudar na redução da quantidade de sal por refeição.

Acompanhamento médico

Busque acompanhamento médico para entender como controlar os níveis de glicose no sangue.

Últimas postagens

Hipertensão

A hipertensão arterial é uma das doenças mais frequentes na população em geral e segundo o IBGE mais de 38 milhões de...

Hipertensão

Se tem um alimento que a maioria dos brasileiros amam é o churrasco. Mas, para muitas doenças, como a hipertensã...

Hipertensão

Com a chegada do verão diversas regiões do nosso país estão convivendo com as altíssimas temperaturas e o clima bem q...

Perguntas Frequentes

diagnóstico

Medir e controlar a pressão arterial em casa lhe dará muitos benefícios, como uma detecção precoce da afecção, a redefinição dos resultados do exame, o seguimento do curso do tratamento e o incentivo da iniciativa. Atualmente no mercado há muitos dispositivos de pressão arterial no lar, tanto mecânicos como eletrônicos. A medição da pressão arterial no lar inclui a detenção do pulso, o manguito e a medição da pressão arterial. Antes de continuar, deve tomar cuidado de não usar mantimentos que causem pressão arterial alta, tirá-la roupa ajustada, sentar-se e relaxar-se durante 5-10 minutos e não só medir sua pressão arterial e fazer outras coisas.

 

De fato, um requisito prévio para prevenir ou tratar a hipertensão é trocar seu estilo de vida. Um estilo de vida saudável, centrado nos hábitos, comer bem, manter-se afastado das drogas e a relaxação mental são a chave para controlar a pressão arterial. Embora os medicamentos anti-hipertensivos são efetivos para controlar a pressão arterial, esta é sozinho uma terapia adjuvante e deve seguir as instruções do médico. Há muitos casos de pacientes que vivem sã graças às mudanças no estilo de vida e não há necessidade de tomar mais medicamentos.

 

tratamento da hipertensão

De fato, um requisito prévio para prevenir ou tratar a hipertensão é trocar seu estilo de vida. Um estilo de vida saudável, centrado nos hábitos de culturais, comer bem, manter-se afastado das drogas e a relaxação mental é a chave para controlar a pressão arterial. Embora os medicamentos anti-hipertensivos sejam efetivos para controlar a pressão arterial, esta é sozinha uma terapia adjuvante e deve seguir as instruções do médico. Há muitos casos de pacientes que vivem saudáveis graças às mudanças no estilo de vida e não há necessidade de tomar mais medicamentos.

 

visão geral

Uma complicação da hipertensão é a interrupção do fluxo sanguíneo aos órgãos genitais. Em longo prazo, esta situação faz que os homens  enfrentem  muitos riscos, como a disfunção erétil, a dor na ereção e inclusive ser impotentes e frígidos. Nas mulheres, a vagina seca, causando dor durante as relações sexuais e é difícil ter sensação de orgasmo.

 

Todos os dias, nossos corações trabalham constantemente para bombear sangue através de nossos corpos e criar pressão nas paredes dos copos sanguíneos. Esta pressão se chama pressão arterial e se determina através do índice de pressão arterial (mmHG). Em pessoas normais, a pressão arterial flutuará ao redor de 120/80 mmHG. Se sua pressão arterial for consistentemente mais alta que  de 140/90 mmHG, deve consultar a seu médico para verificar seu risco de hipertensão.

 

Devido a que a hipertensão é uma doença assintomática, a melhor maneira de determiná-la é ir a um centro médico ou especialista para uma medição precisa da pressão arterial. Entretanto, alguns grupos têm um maior risco de desenvolver hipertensão, como:

  • Pessoas maiores
  • Biografia familiar
  • Sedentarismo
  • Comer pouco saudável
  • Alcoolismo
  • Pessoas obesas
  • Africanos

Estes 7 grupos de sujeitos estão em risco de hipertensão

A hipertensão (frequentemente chamada hipertensão, pressão arterial alta) é uma doença que se apresenta quando a pressão arterial de uma pessoa é constantemente alta (140/90 mmHG ou mais), o que causa uma grande quantidade de complicações perigosas . Esta é uma doença cada vez mais popular no mundo com perto de um bilhão de pessoas afetadas.

Na maioria dos casos, a hipertensão não mostra nenhum sintoma e os pacientes frequentemente não sabem que têm hipertensão. Particularmente no Brasil, mais de 50% dos casos de hipertensão não são detectados e diagnosticados adequadamente. portanto, muitas pessoas chamam à hipertensão de “assassina silenciosa”.

  • Pessoas maiores
  • Biografia familiar
  • Sedentarismo
  • Comer pouco saudável
  • Alcoolismo
  • Pessoas obesas
  • Africanos

Estes 7 grupos de sujeitos estão em risco de hipertensão

Não só o yoga é bom,  as atividades de treinamento físico como caminhar, aprender a dançar, nadar … ajudam a reduzir o estresse, controlam o peso e estabilizam indiretamente a pressão arterial. De acordo com as recomendações da American Heart Association (AHA), as pessoas com hipertensão precisam fazer exercício entre 50 e 60 minutos ao dia, entre 3 e 4 dias à semana.

Demonstrou-se que os fármacos anti-hipertensivos são uma terapia complementar eficaz, o que facilita o controle da pressão arterial. Entretanto, igual que muitos outros medicamentos especiais, os medicamentos anti-hipertensivos também causam efeitos colaterais, causando efeitos significativos na saúde sem o conselho de um médico. Algumas manifestações comuns incluem: enjoos, vontade de urinar constantemente, diminuição de potássio no corpo, prisão de ventre…

 

Muitos estudos mostram que a hipertensão é hereditária nas famílias. Se seus pais ou membros de sua família têm hipertensão, suas possibilidades de contrai-la serão altas. A genética é um fator que vai além de nossa capacidade, mas um estilo de vida saudável e uma rotina regular de controle da pressão arterial o ajudarão a reduzir ou controlar o risco de hipertensão a  você e sua família.

 

Encontre uma Farmácia

Informe seu CEP no campo abaixo e encontre as farmácias credenciadas mais próximas da sua residência.

Faça o seu cadastro!

Programa Sempre Cuidando

Fique por dentro de tudo sobre a doença, qualidade de vida e como ter acesso aos medicamentos incluídos no programa.