#PORQUESIM

Viva melhor com Hipertensão

Com a mudança de hábitos, orientação profissional e um estilo de vida saudável, é possível viver uma vida melhor com a hipertensão.

A maioria do número de mortes no mundo inteiro é por consequência e complicações da hipertensão.

E apesar de ser uma verdade, ela não precisa prevalecer. Por isso, estamos nos esforçando diariamente para reverter este quadro através da informação.

Clique e conheça o projeto Elfie, um projeto que te recompensa pela melhor atitude: cuidar da própria saúde.

Últimas postagens

Hipertensão

A hipertensão arterial é uma das doenças mais frequentes na população em geral e segundo o IBGE mais de 38 milhões de...

Hipertensão

Se tem um alimento que a maioria dos brasileiros amam é o churrasco. Mas, para muitas doenças, como a hipertensã...

Hipertensão

Com a chegada do verão diversas regiões do nosso país estão convivendo com as altíssimas temperaturas e o clima bem q...

O que é pressão arterial?

É a força que o coração gera para fazer o sangue circular pelas artérias é a chamada PRESSÃO ARTERIAL.

Entenda a hipertensão

Hipertensão significa pressão arterial alta. 

Quais são as causas da hipertensão?

Os fatores de risco incluem: idade, gênero, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, excesso de peso, consumo excessivo de sal, tabagismo e estresse.

Perguntas Frequentes

diagnóstico

Medir e controlar a pressão arterial em casa lhe dará muitos benefícios, como uma detecção precoce da afecção, a redefinição dos resultados do exame, o seguimento do curso do tratamento e o incentivo da iniciativa. Atualmente no mercado há muitos dispositivos de pressão arterial no lar, tanto mecânicos como eletrônicos. A medição da pressão arterial no lar inclui a detenção do pulso, o manguito e a medição da pressão arterial. Antes de continuar, deve tomar cuidado de não usar mantimentos que causem pressão arterial alta, tirá-la roupa ajustada, sentar-se e relaxar-se durante 5-10 minutos e não só medir sua pressão arterial e fazer outras coisas.

 

De fato, um requisito prévio para prevenir ou tratar a hipertensão é trocar seu estilo de vida. Um estilo de vida saudável, centrado nos hábitos, comer bem, manter-se afastado das drogas e a relaxação mental são a chave para controlar a pressão arterial. Embora os medicamentos anti-hipertensivos são efetivos para controlar a pressão arterial, esta é sozinho uma terapia adjuvante e deve seguir as instruções do médico. Há muitos casos de pacientes que vivem sã graças às mudanças no estilo de vida e não há necessidade de tomar mais medicamentos.

 

tratamento da hipertensão

De fato, um requisito prévio para prevenir ou tratar a hipertensão é trocar seu estilo de vida. Um estilo de vida saudável, centrado nos hábitos de culturais, comer bem, manter-se afastado das drogas e a relaxação mental é a chave para controlar a pressão arterial. Embora os medicamentos anti-hipertensivos sejam efetivos para controlar a pressão arterial, esta é sozinha uma terapia adjuvante e deve seguir as instruções do médico. Há muitos casos de pacientes que vivem saudáveis graças às mudanças no estilo de vida e não há necessidade de tomar mais medicamentos.

 

visão geral

Uma complicação da hipertensão é a interrupção do fluxo sanguíneo aos órgãos genitais. Em longo prazo, esta situação faz que os homens  enfrentem  muitos riscos, como a disfunção erétil, a dor na ereção e inclusive ser impotentes e frígidos. Nas mulheres, a vagina seca, causando dor durante as relações sexuais e é difícil ter sensação de orgasmo.

 

Todos os dias, nossos corações trabalham constantemente para bombear sangue através de nossos corpos e criar pressão nas paredes dos copos sanguíneos. Esta pressão se chama pressão arterial e se determina através do índice de pressão arterial (mmHG). Em pessoas normais, a pressão arterial flutuará ao redor de 120/80 mmHG. Se sua pressão arterial for consistentemente mais alta que  de 140/90 mmHG, deve consultar a seu médico para verificar seu risco de hipertensão.

 

Devido a que a hipertensão é uma doença assintomática, a melhor maneira de determiná-la é ir a um centro médico ou especialista para uma medição precisa da pressão arterial. Entretanto, alguns grupos têm um maior risco de desenvolver hipertensão, como:

  • Pessoas maiores
  • Biografia familiar
  • Sedentarismo
  • Comer pouco saudável
  • Alcoolismo
  • Pessoas obesas
  • Africanos

Estes 7 grupos de sujeitos estão em risco de hipertensão

A hipertensão (frequentemente chamada hipertensão, pressão arterial alta) é uma doença que se apresenta quando a pressão arterial de uma pessoa é constantemente alta (140/90 mmHG ou mais), o que causa uma grande quantidade de complicações perigosas . Esta é uma doença cada vez mais popular no mundo com perto de um bilhão de pessoas afetadas.

Na maioria dos casos, a hipertensão não mostra nenhum sintoma e os pacientes frequentemente não sabem que têm hipertensão. Particularmente no Brasil, mais de 50% dos casos de hipertensão não são detectados e diagnosticados adequadamente. portanto, muitas pessoas chamam à hipertensão de “assassina silenciosa”.

  • Pessoas maiores
  • Biografia familiar
  • Sedentarismo
  • Comer pouco saudável
  • Alcoolismo
  • Pessoas obesas
  • Africanos

Estes 7 grupos de sujeitos estão em risco de hipertensão

Não só o yoga é bom,  as atividades de treinamento físico como caminhar, aprender a dançar, nadar … ajudam a reduzir o estresse, controlam o peso e estabilizam indiretamente a pressão arterial. De acordo com as recomendações da American Heart Association (AHA), as pessoas com hipertensão precisam fazer exercício entre 50 e 60 minutos ao dia, entre 3 e 4 dias à semana.

Demonstrou-se que os fármacos anti-hipertensivos são uma terapia complementar eficaz, o que facilita o controle da pressão arterial. Entretanto, igual que muitos outros medicamentos especiais, os medicamentos anti-hipertensivos também causam efeitos colaterais, causando efeitos significativos na saúde sem o conselho de um médico. Algumas manifestações comuns incluem: enjoos, vontade de urinar constantemente, diminuição de potássio no corpo, prisão de ventre…

 

Muitos estudos mostram que a hipertensão é hereditária nas famílias. Se seus pais ou membros de sua família têm hipertensão, suas possibilidades de contrai-la serão altas. A genética é um fator que vai além de nossa capacidade, mas um estilo de vida saudável e uma rotina regular de controle da pressão arterial o ajudarão a reduzir ou controlar o risco de hipertensão a  você e sua família.

 

Encontre uma Farmácia

Informe seu CEP no campo abaixo e encontre as farmácias credenciadas mais próximas da sua residência.

Faça o seu cadastro!

Programa Sempre Cuidando

Fique por dentro de tudo sobre a doença, qualidade de vida e como ter acesso aos medicamentos incluídos no programa.